fbpx

Shelter ® Exclusive Design Fireplaces

bioetanol

Diferenças entre as Lareiras a Bioetanol Automáticas e Manuais

As Lareiras a Bioetanol são uma moderna fonte de aquecimento. Mas, afinal, quais os riscos e benefícios associados a este tipo de lareiras? 

Neste artigo detalhamos ao pormenor se as Lareiras a Bioetanol são seguras e a diferença entre as Lareiras a Bioetanol Manuais e Automáticas. 

As lareiras a bioetanol são a mais recente alternativa às clássicas lareiras a lenha ou às lareiras a gás. 

Esta solução de aquecimento veio trazer a possibilidade de podermos ter uma lareira sem a instalação clássica de uma chaminé. É uma solução para todos aqueles que pretendem ter uma lareira em casa, independentemente de ser um apartamento ou uma moradia. 

As lareiras a bioetanol têm conquistado cada vez mais pessoas, Arquitetos, Designers de Interior, grandes construtoras, estão presentes nas mais luxuosas casas do mundo.

Atualmente no mercado é possível encontrar dois tipos de soluções de Lareiras a Bioetanol: Automáticas e Manuais. 

Mas, quais são as diferenças entre elas? Serão estas lareiras seguras? Neste artigo apresentamos as diferenças entre estas duas tecnologias e os seus perigos associados. 

O que é exatamente uma lareira a bioetanol automática? 

As lareiras automáticas a bioetanol incluem a tecnologia Planika BEV™ – Burning Ethanol Vapours – e são consideradas uma solução moderna e segura sendo que todo este processo é automatizado. 

A lareira retira a quantidade necessária de combustível do tanque e o bioetanol é aquecido lentamente a uma temperatura que se transformará em vapor ao longo de todo o comprimento da lareira, levando assim a que o fogo seja criado.

A chama é formada a partir do vapor de etanol e o fogo não entra em contato direto com o combustível líquido. Através de um microprocessador que mantém uma comunicação ativa com os sensores, permite que exista uma capacidade de reação no caso de alguma anomalia ser detetada, como por exemplo, o possível derrame de combustível.

Como é acesa uma lareira automática?

Para acender a lareira pode ser utilizado um comando à distancia, uma App (no seu smartphone) e/ou um sistema smart home (domótica). Desta forma, evitam-se perigos associados às lareiras manuais.

Como pode a BEV Technology ser usada para abastecer o tanque de biocombustível de uma lareira de forma segura?

Para abastecer a lareira automática com tecnologia BEV™ é usada uma bomba especial. Quando o tanque atinge a sua capacidade máxima, é dado um sinal e a bomba para.Este processo pretende evitar o derrame do bioetanol e/ou a possibilidade de qualquer falha. 

E como funcionam as lareiras manuais?

Numa Lareira a bioetanol manual, a superfície do combustível líquido que está contida no deposito aberto é acesa através da utilização de uma isqueiro.

Posteriormente, o bioetanol começa a ferver podendo libertar um cheiro desagradável proveniente da lareira.

Devido à falta de medidores de temperatura, o etanol no tanque começa a ferver e toda a câmara e vidro de segurança ficam demasiado quentes. 

Uma vez que as paredes do tanque de combustível sobreaquecem, a placa superior pode deformar-se.

Seja qual for a circunstância, uma lareira manual nunca deve ser deixada acesa sem qualquer vigilância. Caso contrário, estará sob risco de incêndio.

Então, quais são os benefícios do uso de uma lareira manual?

Atualmente, os únicos benefícios para o uso deste tipo de lareiras resumem-se exclusivamente ao seu baixo preço e à simplicidade da sua instalação e configuração no espaço.

E quais são as desvantagens?

Essencialmente, a principal desvantagem que o uso de uma lareira manual tem é o risco enorme que lhe está associado. Compreendendo como funcionam, torna-se previsivelmente fácil de cometer um erro que poderá ser fatal. 

O reabastecimento manual do biocombustível é uma das situações mais perigosas, sendo que existe o risco de transbordar – condição suficiente para provocar um incêndio.

Além disso, se existirem resíduos de etanol no tanque, a chama fica praticamente invisível e se inconscientemente decidirmos adicionar combustível, a lareira pode explodir.
De seguida apresentamos um vídeo que  detalha as diferenças entre as Lareiras a Bioetanol Manuais e Automáticas

Como verificou as Lareiras a Bioetanol Manuais são equipamentos extremamente perigosos e por este motivo desaconselhamos totalmente esta solução devido aos inúmeros riscos que estas lareiras representam, como puderam ver no vídeo anterior.

Assim, podemos afirmar que as Lareiras Automáticas a Bioetanol são a solução que apresenta maior segurança devido à sua Tecnologia BEV™.

Saiba tudo o que precisa de saber sobre as Lareiras a Bioetanol clicando aqui!

Ficou com alguma dúvida, questão ou pretenda mais informações? Entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em esclarecer e ajudá-lo. 

Conheça ainda toda a nossa gama de lareiras a bioetanol clicando aqui!

geral@shelterder.com

project@shelterder.com 

+351 220 503 460
+351 917 354 450

Recommended Reads
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.