fbpx

Shelter ® Exclusive Design Fireplaces

bioetanol

Qual é o melhor combustível Bioetanol para a Lareira?

As lareiras biológicas estão a tornar-se, cada vez mais, populares. Neste artigo vai encontrar os benefícios do bioetanol para as lareiras e as suas particularidades.

Qual é o melhor combustível Bioetanol para a Lareira? – Guia do comprador

As lareiras biológicas estão a tornar-se, cada vez mais, populares. Por isso, o número de fabricantes de bioetanol também aumenta. A origem do combustível pode diferir e, por consequência, influenciar as suas qualidades. 

Como pode ter a certeza que está a escolher o combustível bioetanol mais adequado para a sua lareira?

1. O que é bioetanol para as lareiras?

O Bioetanol é um combustível à base de plantas, conhecido há séculos como álcool etílico (C2H5OH), um líquido transparente e inodoro que pode ser queimado. Só um bioetanol retificado com 96,6% de pureza de grau farmacêutico é apropriado para a combustão em lareiras.

2. Combustão em Lareiras a Bioetanol automáticas com Tecnologia BEV

Embora o bioetanol seja mais conhecido pela produção de bebidas alcoólicas, também pode ser usado como combustível para lareiras a bioetanol.

O bioetanol líquido é transformado em vapores de etanol que são transportados para o queimador, sendo queimados na totalidade, sem cheiro desagradável e sem perdas de eficiência. 

O uso de combustível 100% bioetanol para lareiras automáticas não é recomendado, porque pode danificar os componentes elétricos dentro da lareira.

3. O bioetanol é um combustível ecológico?

Os subprodutos da combustão do bioetanol são compostos pelo  vapor de água e por uma quantidade insignificante de CO2. Este dióxido de carbono pode ser absorvido pelas plantas, sendo um processo de combustão Net Zero, uma vantagem significativa em comparação a outras opções de aquecimento – especialmente aquelas baseadas em combustíveis fósseis.

4. Como escolher o combustível bioetanol para a sua lareira?

Ao comprar um combustível, preste atenção às seguintes informações no rótulo:

– Bioetanol feito de plantas em processo de retificação múltipla;
– 96% / 96,6% de álcool etílico;
– Pureza farmacêutica.

Esta informação pode ser encontrada no rótulo do frasco de bioetanol ou na ficha de dados de segurança. A ficha de dados de segurança é um documento obrigatório fornecido pelo fabricante. Contém informações sobre a composição química, propriedades, diretrizes de transporte e outros que estão em conformidade com os regulamentos da UE.

Combustíveis de bioetanol de baixa qualidade também estão disponíveis no mercado, tendo todas as informações importantes disponíveis no rótulo. Certifique-se que não compra combustíveis de bioetanol que sejam gelificados, perfumados ou tingidos, uma vez que, quanto mais substâncias gelificadas e odoríferas existirem na composição do bioetanol, maior a probabilidade de queimar essas substâncias e libertar um odor desagradável.

5. Onde comprar combustível bioetanol?

O combustível bioetanol é agora um produto, normalmente acessível, que pode ser adquirido:

– Na loja online do fabricante;
– Marketplaces, como a Amazon;
– Através do vendedor de lareiras, como a Shelter;
– Numa loja de construção local.

6. Consumo e Preço

O consumo do combustível bioetanol depende do comprimento do queimador e da altura da chama (este pode ser regulado em queimadores automáticos com tecnologia BEV). Um queimador com aproximadamente 1 m de comprimento pode consumir cerca de 1 L do combustível bioetanol por cada 2  horas.

Com um preço médio de compra europeu, os custos operacionais rondam os 1,60€/hora. No caso de queimadores mais longos, os custos crescem proporcionalmente.

O tipo de lareira também influencia o consumo de bioetanol. As lareiras automáticas com tecnologia BEV, por exemplo, economizam até 40% do combustível bioetanol em comparação às manuais. Esta situação acontece porque o biocombustível em lareiras manuais, evapora parcialmente na sala. No caso de lareiras automáticas com tecnologia BEV, 100% do combustível é transformado em vapor.

Há também outra diferença entre as lareiras manuais e automáticas com tecnologia BEV. As automáticas bombeiam o bioetanol líquido não utilizado do gerador de vapor para o tanque principal, enquanto nas lareiras manuais, o combustível bioetanol evapora.

7. Como é feito o bioetanol?

Os combustíveis de bioetanol podem ser divididos em: origem vegetal e sintéticos.

Os combustíveis à base de plantas são extraídos de produtos agrícolas como trigo, cana-de-açúcar, beterraba, etc. Na primeira etapa, ocorre a fermentação dos sacarídeos, resultando na obtenção de um mosto. Na etapa seguinte, o mosto passa por um processo de destilação que produz 92% de etanol e CO2. Após o processo de destilação, o etanol passa por um processo de retificação múltipla, no qual é purificado e fortificado. Desta forma, o bioetanol obtém uma força de 96,6%. Na etapa final, são adicionadas substâncias ao bioetanol para tornar a aguardente imprópria para o consumo, sendo apenas estes combustíveis recomendados para a combustão.

O bioetanol à base de plantas também pode ser desidratado usando peneiras atómicas. Tem uma força de 100%, não sendo recomendado visto que os álcoois utilizados causam altas impurezas. Como resultado, essas impurezas podem causar um odor desagradável e reagir aos componentes de uma lareira automática BEV e, consequentemente, causar danos.

Há também no mercado o bioetanol combustível derivado sinteticamente do eteno, produto do refino do petróleo. Ao usar este tipo de combustível, um odor peculiar pode ser emitido e afetar negativamente os sensores na lareira automática.

8. Quais são as vantagens do bioetanol combustível

O preço do bioetanol pode ser um pouco mais alto, no entanto, tem vários benefícios:

– Sem fumo, fuligem ou cinzas;
– Neutralidade de carbono;
– Fonte de energia renovável;
– As lareiras a bioetanol não requerem a instalação de uma chaminé;
– Pode ser usado em cidades que proíbem a queima de combustíveis sólidos.

9. Conclusão: Qual é o melhor combustível bioetanol?

Concluindo, o combustível bioetanol é um álcool à base de plantas que também pode ser usado para lareiras. Apesar de uma vasta oferta de combustíveis no mercado, os melhores são:

– Feitos apenas de plantas;
– Multi Destilados;
– Com a concentração de álcool etílico de 96% / 96,6%;
– Transparentes e sem cheiro;
– Com pureza farmacêutica.

Exclusivamente ao utilizar esses combustíveis de bioetanol, a combustão é limpa, segura e não produz um cheiro desagradável.

Saiba tudo sobre as Lareiras a Bioetanol clicando aqui!

Ficou com alguma dúvida, questão ou pretende mais informações? Entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em esclarecer e ajudá-lo. 

Conheça ainda toda a nossa gama de lareiras a bioetanol clicando aqui!

geral@shelterder.com

project@shelterder.com 

+351 220 503 460

+351 917 354 450

Recommended Reads
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *